Código Y

Qual a Relevância do Mobile First?

Qual a Relevância do Mobile First

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você pode pensar que não, mas a indexação Mobile First visa primeiramente garantir a melhor experiência para o usuário web, levando em consideração que a grande maioria dos acessos a websites é feita a partir desses dispositivos hoje em dia.

Se você trabalhou em um website ou projeto de aplicativo na última década, você provavelmente já ouviu o termo “Mobile First” mencionado como uma estratégia. Você acenou com a cabeça de acordo, sabendo como é difícil otimizar para o celular após o desenvolvimento de algum projeto de design digital. Como resultado dessa reflexão tão necessária, vários projetos estão agora focando primeiro no celular. É possível, entretanto, construir uma experiência de desktop defeituosa usando este método? Será que os dispositivos móveis progrediram ao ponto de não precisarem mais de consideração especial?

Vamos dar uma olhada no lugar onde começamos, onde estamos agora, e para onde poderíamos ir agora que o modelo móvel já existe há quase uma década.

O QUE É UM PROJETO MOBILE FIRST?

A idéia de uma estratégia de mobile first já existe há algum tempo. “Os dispositivos móveis permitem que as equipes de desenvolvimento de software se concentrem apenas nos dados e comportamentos mais relevantes em uma aplicação”, escreveu Luke Wroblewski em 2009. Elementos estranhos e desnecessários simplesmente não cabem em uma tela de 320 por 480 pixels. Você deve estabelecer prioridades”.

O uso móvel estava explodindo na época. Era necessário priorizar os elementos da tela a fim de remover recursos e conteúdos desnecessários que tornavam os sites inutilizáveis em dispositivos móveis. A construção de um website ou aplicativo com os viewports móveis em mente como ponto de partida fez muito sentido como resultado. A ajuda móvel costumava ser uma ideia posterior, mas isso não era mais o caso.

QUANDO A IDEIA MOBILE FIRST COMEÇOU?

O Google revelou que começará a priorizar sites otimizados para celular em seus resultados de pesquisa não muito depois de termos ouvido falar pela primeira vez sobre o celular como uma estratégia de design. Portanto, se seu site não funcionasse bem em dispositivos móveis, ele não apareceria na primeira página de resultados de busca. A ameaça de se perder nos resultados de busca do Google é suficiente para lançar um movimento de design e desenvolvimento. Desde o início, as equipes inteligentes do UX se concentraram projetos pensados dessa forma.

Qual a Relevância do Mobile First

AS EXPECTATIVAS DOS USUÁRIOS ESTÃO MUDANDO

A primeira abordagem móvel afetou praticamente todos os aspectos do trabalho relacionado à web durante a próxima década. Muitas ferramentas e processos de desenvolvimento de websites e aplicativos começaram a priorizar os dispositivos móveis em detrimento de telas de tamanho maior.

Ouvir que um projeto web não está considerando o móvel é preocupante, se não insultuoso, para muitos. As palavras “dar um zoom e ampliar” para consumir algum conteúdo ou comprar algo pela internet praticamente desapareceu. Ter uma mentalidade de mobile first se tornou o padrão. Além disso, os consumidores passaram a acreditar que serão capazes de acessar cada experiência online usando o computador que lhes for mais conveniente na época.

O QUE MUDOU EM UMA DÉCADA?

Desde 2009, os dispositivos móveis passaram por grandes mudanças. Como o custo da tecnologia diminuiu, a resolução da tela melhorou drasticamente. Não temos mais usuários usando uma tela de 3,5″ com uma resolução de 320 x 480 pixels. Os smartphones quebraram esses números, tornando disponíveis até mesmo websites não otimizados para celulares. A mais nova oferta da Samsung, por exemplo, tem uma tela de 8 polegadas com uma resolução de 2960 x 1440 pixels.

Também já vimos relógios inteligentes com displays muito menores. É hora de adotar uma estratégia da “Watch First“? Por favor, não.

O custo dos visores de alta resolução diminuiu em conjunto com as melhorias significativas nos dispositivos móveis. Para aqueles sites que foram um pouco longe demais com a estratégia de mobile first, isto significa montanhas de espaço vazio no layout e um menu microscópico de hambúrgueres que os usuários não conseguem entender no sentido de desktop, de acordo com nosso estudo. Felizmente, isto não é uma ocorre com tanta frequência, mas é um bom lembrete de que adaptar o conteúdo para celulares não significa esquecer o design para desktop.

AONDE VAMOS COM A IDEIA MOBILE FIRST?

Ainda é necessário priorizar a experiência web através de celulares? Na verdade não. Há demasiados tamanhos de tela e outros fatores em jogo para que possamos escolher um em detrimento do outro. Devemos aplicar as lições aprendidas com a ideia mobile first enquanto nos esforçamos para acomodar todos os tamanhos de tela de forma eficaz. Esta estratégia omnichannel garante que os consumidores tenham uma experiência positiva em todas as plataformas.

As pessoas freqüentemente visitarão um site em diferentes dispositivos e, em alguns casos, passarão de seu telefone celular para um laptop ou tablet para completar tarefas mais profundas, de acordo com nosso estudo. Mais importante ainda, as pessoas usarão o dispositivo que lhes for mais conveniente, portanto, certifique-se de que você possa acomodar seus visitantes independentemente do dispositivo que eles usarem para acessar seu site.

Aqui estão algumas coisas para pensar a fim de melhor se adequar a todos os tamanhos de tela e otimizar o sucesso de seus usuários, independentemente do dispositivo:

  • Certifique-se de priorizar os recursos e conteúdos mais importantes para o usuário no momento de decidir o que incluir em cada computador.
  • Comece a pensar no conteúdo e na funcionalidade do site em termos das menores unidades possíveis que podem ser combinadas e vistas de várias maneiras, dependendo do dispositivo e do contexto.
  • É duvidoso que alguém use seu smartwatch para completar um processo de registro. Considere qual viewports os usuários mais provavelmente usariam para essa função ao decidir onde gastar seu tempo otimizando a experiência do usuário de uma função.
  • Você precisa de assistência para determinar como otimizar seu site para os vários tamanhos e formatos de tela disponíveis? Envie-nos uma mensagem se você tiver alguma dúvida. Faremos o que pudermos para ajudá-lo durante o processo.

Muito obrigado por acompanhar nosso blog e se você gostou deste post, inscreva-se em nossa Newsletter abaixo para saber o que estamos descobrindo e criando. A Código Y é uma empresa de Marketing Digital que está sempre trabalhando em novas ideias e soluções para o mercado, conecte-se com a gente. Até a próxima!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique informado com notícias sobre Marketing Digital

Explore Mais:

Conheça Sua Participação de Mercado
Dicas

Conheça Sua Participação de Mercado

Para dar andamento ao seu planejamento de marketing digital e entender o que sua empresa realmente precisa é preciso ter uma visão geral e abrangente

Vamos Acelerar seu Negócio?

Entre em contato conosco

Gostando do conteúdo? 🚀

Inscreva-se em nossa Newsletter

e fique por dentro do que estamos descobrindo e criando