O processo de armazenamento de cópias de arquivos em um local de armazenamento temporário, para que eles possam ser acessados outrora mais facilmente, é conhecido como cache. Um cache é um local de armazenamento temporário para cópias de arquivos ou registros, mas o conceito é mais comumente associado às tecnologias da Internet. Para acelerar o carregamento do site, os navegadores da Web armazenam arquivos HTML, JavaScript e imagens em cache, enquanto os servidores DNS armazenam registros DNS para buscas mais rápidas e o conteúdo em cache dos servidores CDN para minimizar a latência.
Considere o seguinte exemplo de cache no mundo real: Roald Amundsen e seus homens sobreviveram nas caches de alimentos que haviam armazenado ao longo do caminho quando retornaram de sua viagem ao Pólo Sul em 1912. Isto foi muito mais eficaz do que esperar que os suprimentos chegassem de seu acampamento base quando em movimento. Na Internet, as caches têm um propósito semelhante: elas armazenam temporariamente os “suprimentos”, ou material, que os usuários precisarão para completar sua viagem através da web.
Qual é a finalidade do cache de navegador?
Quando um usuário visita um site, seu navegador deve baixar uma grande quantidade de dados para poder visualizá-lo. Os navegadores armazenam grande parte do conteúdo que aparece em uma página web para reduzir o tempo de carregamento da página, salvando uma cópia do conteúdo da página web no disco rígido do dispositivo. Na próxima vez que o usuário carregar a guia, a maioria do conteúdo já será armazenada localmente, tornando a carga da página ainda mais rápida.
Estes arquivos são armazenados em navegadores antes de seu tempo de vida (TTL) expirar ou o cache do disco rígido se encher. (TTL refere-se à quantidade de tempo que o conteúdo deve estar em cache.) Se necessário, os usuários também podem limpar o cache de seu navegador.
Qual a importância de limpar o cache do navegador?
Qualquer página da web que for carregada após a limpeza do cache do navegador será carregada como se fosse a primeira vez que o usuário visita o site. Se algo foi armazenado em cache e carregado incorretamente na primeira vez, limpar o cache pode permitir que ele seja carregado corretamente na segunda vez. A limpeza do cache de um navegador, por outro lado, atrasará momentaneamente o tempo de carregamento da página.
O que é cache CDN, e como funciona?
Uma rede de entrega de conteúdo, ou CDN, armazena conteúdo (como imagens, vídeos ou páginas da web) em servidores proxy que estão mais próximos dos usuários finais do que os servidores de origem. (Um servidor proxy é um servidor que aceita solicitações de clientes e as encaminha para outros servidores). Um CDN pode produzir conteúdo de forma mais eficiente, uma vez que seus servidores estão mais próximos do usuário que o usuário que faz a solicitação.
Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) (CDN)
Considere um CDN como uma cadeia de mercearias: em vez de viajar centenas de quilômetros até as fazendas onde os alimentos são produzidos, os compradores vão até sua mercearia mais próxima, que ainda precisa de alguma direção, mas está muito mais próxima. As compras nas mercearias levam minutos em vez de dias desde que as mercearias estocam produtos de campos distantes. Os CDNs, do mesmo modo, “estocam” o conteúdo que existe na Internet, permitindo que as páginas da web sejam carregadas muito mais rapidamente.
Quando um usuário usa um CDN para solicitar conteúdo de um website, o CDN recupera o conteúdo de um servidor de origem e guarda uma cópia para solicitações futuras. O conteúdo que foi armazenado em cache permanecerá no cache CDN enquanto os usuários continuarem solicitando-o.
O que é um cache em um CDN?
Um acerto no cache ocorre quando um computador cliente solicita conteúdo do cache, e o cache já tem esse conteúdo. Uma falha de cache ocorre quando as informações solicitadas não estão disponíveis no cache. Um acerto no cache significa que o conteúdo pode ser carregado muito mais rapidamente para que o CDN o entregue ao usuário final imediatamente. No caso de uma falha de cache, um servidor CDN encaminhará a solicitação para o servidor de origem, que fará o cache do conteúdo até que o servidor de origem responda, resultando em um acerto de cache para solicitações futuras.
Os servidores de caching CDN estão espalhados pelo mundo em centros de dados. Um centro de dados é uma localização física onde os servidores CDN estão localizados.
Qual é a vida útil dos dados em cache em um servidor CDN?
Quando websites enviam conteúdo solicitado para servidores CDN, eles também fornecem a TTL do conteúdo, que informa aos servidores quanto tempo eles devem mantê-lo em cache. A TTL é armazenada no cabeçalho HTTP de uma resposta, e determina quanto tempo o conteúdo será armazenado em cache em segundos, minutos, ou horas. O cache limpa o conteúdo quando a TTL expira. Se o conteúdo não tiver sido solicitado há algum tempo, ou se um usuário CDN limpar manualmente esse conteúdo, alguns CDNs limparão os arquivos do cache mais cedo.
Quais são os diferentes tipos de armazenamento e como eles funcionam?
O cache DNS é realizado em servidores DNS. Os servidores fazem o cache de pesquisas DNS recentes para que não tenham que consultar servidores de nomes e possam reagir rapidamente com o endereço IP de um domínio. Os mecanismos de busca podem fazer cache de páginas web que aparecem frequentemente nos resultados de busca, a fim de responder às consultas dos usuários, mesmo que o site que eles estão tentando acessar esteja em baixo ou indisponível.
Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a ter uma melhor experiência na web!
Muito obrigado por acompanhar nosso blog e se você gostou deste post, inscreva-se em nossa Newsletter abaixo para saber o que estamos descobrindo e criando. A Código Y é uma empresa de Marketing Digital que está sempre trabalhando em novas ideias e soluções para o mercado, conecte-se com a gente. Até a próxima!