Quando você visita um site, o Google Chrome (ou qualquer outro navegador) salva algumas informações em um arquivo chamado cache para ajudá-lo a carregar as páginas mais rapidamente. Esta é uma função útil que economiza tempo e largura de banda por padrão (no lado técnico para o servidor de hospedagem). Como todos os arquivos já foram baixados anteriormente, como CSS, JS e outros, eles ficam salvos em seu computador local, dessa forma, o navegador não precisa recarregá-los toda vez que a página é atualizada ou visitada.
Qual é o problema em Manter o Cache do Google?
Se você é um web designer ou desenvolvedor, assim como nós, limpar o cache é uma tarefa muito útil, pois quando se passa muito tempo no mesmo site, elaborando detalhes em design, mudando tamanhos, cores, estilo e assim por diante, você precisa conferir essas atualizações, ou até mesmo acompanhá-las em tempo real e aí está um grande problema do cache: você pode estar visualizando uma versão desatualizada do site em que se encontra, isso porque, em seu navegador salvou a versão de sua última visita e apenas a abriu, para ser mais rápido, porém, nem sempre mais eficiente e útil.
Como limpar o Cache no Google Chrome?
Primeiro, abra seu navegador no desktop, laptop ou celular, em seguida, no canto superior direito, clique no botão > Mais > Escolha Mais Ferramentas > Limpar Histórico de Navegação no menu suspenso. Você também pode usar o atalho de teclas Ctrl + Shift + Del (Ctrl + Shift + Del). Depois disso, você será levado a uma nova tela onde aparecerá um popup onde você começará escolhendo um período de tempo. Selecione All time para desinstalar tudo. É possível também, selecionar as caixas próximas aos Cookies e outros dados do site, bem como as imagens e arquivos em cache. Depois disso, escolha Limpar detalhes.
Agora que o cache foi apagado, é necessário reiniciar o seu navegador.
Porém, limpar os dados do navegador tem um pequeno inconveniente, eventualmente você não deseja limpar o histórico de navegação, pois tem muitas referências para as quais precisa voltar, ou até mesmo o preenchimento automático (que é o que eu mais prezo nessa opções) e muitas outras coisas que fazem do seu navegador seu próprio espaço pessoal.
Limpar o cache do Chrome para um único Site
Ao invés de limpar todo o histórico de navegação, é possível limpar o cache para um domínio específico, como www.codigoy.net, por exemplo. Para fazer isso, basta seguir estes três passos simples:
As Ferramentas de Desenvolvedor Chrome podem ser encontradas clicando na mesma barra de ferramentas no canto superior direito em Mais Ferramentas > Ferramentas de Desenvolvedor ou pelo atalho de teclas Crtl + Shift + I ou então clicando com o botão direito do mouse > Inspecionar.
Abra o Chrome Developer Tools assim que a página for carregada. Com a barra de desenvolvedor aberta clique com o botão direito do mouse no ícone Atualizar que fica ao lado da barra de busca, então, você terá acesso a algumas opções ocultas do Chrome, são elas: Recarregamento Normal, Recarregamento Forçado, Esvaziar Cache + Recarregamento Forçado.
Pronto! Agora você pode acessar a última versão de todos os sites que desejar e ainda melhorar o desempenho do seu navegador, tendo em vista que muitos sites são acessados uma única vez em intervalos de tempo muito grandes e sobrecarregar a memória do seu navegador com esses dados não é muito usual e pode tornar carregamento de novos sites mais lento. Espero que essas dicas te ajudem a ter o máximo da sua experiência web!
Muito obrigado por acompanhar nosso blog e se você gostou deste post, inscreva-se em nossa Newsletter abaixo para saber o que estamos descobrindo e criando. A Código Y é uma empresa de Marketing Digital que está sempre trabalhando em novas ideias e soluções para o mercado, conecte-se com a gente. Até a próxima!