Código Y

O que é Marketing de Afiliados e Como ele Funciona?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Começando com o Marketing de Afiliados: é importante ter algum senso e discernimento antes de descrevermos o que é marketing afiliado e como ele funciona. Por exemplo, se você quiser ser um afiliado – também conhecido como parceiro ou editor – você vai querer entender o que significa entrar no programa de afiliados de uma marca, as melhores práticas para promover seus produtos ou serviços, como você será pago, e assim por diante.

Se você possui uma marca (como uma empresa, ou é um comerciante ou varejista), continue lendo porque as informações nesta página são para você.

O QUE É MARKETING AFILIADO E COMO ELE FUNCIONA?

Embora o marketing de afiliação seja frequentemente referido como um “canal”, na verdade é um modelo ou sistema que permite que as marcas colaborem com indivíduos ou empresas (referidos como “afiliados”, “parceiros” e “editores”) para monitorar e quantificar seu sucesso de forma escalável e econômica.

Vamos supor que você seja um varejista de joias direto ao consumidor que vende alianças de noivado e de casamento. Você poderia formar uma parceria com […] através de seu programa de afiliados.

  • Websites dedicados a casamentos com orçamento limitado
  • Sites de revisão para noivado e alianças de casamento
  • Editores que podem incentivar a inscrição para seu “pacote de tamanho de anel gratuito”, o que resulta em leads de alta qualidade para você.

O que é Marketing de Afiliados

 

O que quer que você queira que esses colaboradores façam por você – aumentar as vendas, trazer leads, novos clientes, etc. – você os paga depois que eles completarem a tarefa. Dito de outra forma, você está pagando por resultados reais.

NO MODELO DE MARKETING AFILIADO, QUEM SÃO OS PARTICIPANTES?

As empresas que comercializam um produto ou serviço são conhecidas como marcas (anunciantes/comerciantes). Varejo, direto ao consumidor, serviços de assinatura, serviços financeiros, viagens, telecomunicações, banda larga, jogos, comércio eletrônico, mercados, B2B, e outras indústrias estão entre elas.

Partes Associadas (Editoras, Parceiros)

As marcas têm parceiros de marketing, bloggers, cartazes ativos de redes sociais, páginas de conteúdo de nicho, proprietários de sites pessoais, sites de revisão de produtos, sites de compras, aplicativos para smartphone, redes de marketing app-to-app, sites de mídia de massa, sites de fidelidade, desconto e incentivo, e até mesmo outras marcas são exemplos desses indivíduos.

Redes de Afiliados

As redes de afiliados geralmente gerenciam todo o monitoramento, relatórios e pagamento aos afiliados em um programa de afiliados. Algumas redes de afiliados oferecem gerenciamento completo de serviços ou gerenciamento de auto-atendimento de um programa, além da tecnologia de monitoramento. As redes de afiliados também fornecem às marcas acesso a uma rede de afiliados que se candidatam a aderir a sua rede, bem como centenas, se não milhares, de programas de afiliados.

Plataformas para Software como Serviço (SaaS)

As redes SaaS fornecem às organizações monitoramento de desempenho, relatórios e pagamento em um programa de afiliados, mas elas não administram programas de afiliados ou fornecem acesso a uma rede de afiliados. Eles se preocupam apenas com os aspectos técnicos de um programa de afiliados. As marcas escolhem um de dois parceiros tecnológicos: uma rede de afiliados ou uma plataforma SaaS.

O QUE É MARKETING AFILIADO E COMO ELE FUNCIONA

Agências Afiliadas são empresas que supervisionam e gerenciam as operações diárias e a estratégia de um programa em nome de marcas, incluindo parcerias com parceiros, recrutamento de parceiros, ativação e otimização. Elas lidam diretamente com afiliados, assim como com a rede de afiliados ou plataforma SaaS que lida com os requisitos técnicos do programa. Os clientes são as pessoas que os afiliados querem persuadir a comprar algo, preencher um questionário, assinar um boletim informativo, experimentar um serviço, tornar-se um novo cliente, e assim por diante.

O QUE SÃO PROGRAMAS DE AFILIADOS E COMO ELES FUNCIONAM?

O funcionamento interno dos sistemas de marketing de afiliados pode ser enigmático e confuso para pessoas do exterior. Alguns anunciantes também acreditam que é uma plataforma que pode ser ativada e desativada como a busca paga ou a social paga (alerta de spoiler: não é). Embora os acordos de afiliação sejam complexos, eles se baseiam na transparência e em relacionamentos de longo prazo, em vez de transações únicas.

O objetivo final de um programa de afiliados é construir uma estrutura vantajosa para ambas as marcas e seus parceiros afiliados – uma estrutura que, quando devidamente montada e tratada, pode ser responsável por uma grande parte das vendas on-line de uma marca, com alto ROAS e baixo CPA.

Para impulsionar uma venda, o marketing afiliado pode ser usado da seguinte forma

Começando com o Marketing de Afiliados:

  • Em seu website, um parceiro afiliado promove os produtos ou serviços de uma marca.
  • Quando um cliente clica na promoção de uma marca no website de um afiliado, um cookie é colocado no navegador do consumidor; isto permite à rede de afiliados ou à plataforma SaaS monitorar o progresso do consumidor desde o website do afiliado até o carrinho de compras da marca.
  • O cliente é levado para o website da marca.
  • A marca vende um produto ou fornece um serviço para o cliente.
  • A rede ou plataforma SaaS paga imediatamente ao afiliado uma taxa por conduzir a venda (com base nas regras da marca).

RASTREAMENTO DO DESEMPENHO DE MARKETING DA AFILIADA

O marketing da filial acompanha e mede o comportamento de marketing de seus parceiros usando cookies de rastreamento e um pixel colocado no website da marca. As métricas produzidas por esta estrutura de rastreamento são mais concretas do que as geradas por outros tipos de marketing, e podem levar a uma medição altamente precisa do ROI da marca, como por exemplo:

  • Inscrições, cadastros por e-mail e entradas de brindes estão todos disponíveis.
  • Pedidos, vendas e assinaturas
  • Taxa de conversão de clientes novos vs. clientes retornados
  • Custo por ação (valor médio do pedido) (CPA)
  • Valor do cliente ao longo do tempo (CLV)

GESTÃO DE PROGRAMAS DE AFILIAÇÃO

Na maioria dos casos, as empresas ou administram seus programas de afiliados internamente ou trabalham com uma empresa de gerenciamento de afiliados (também conhecida como OPM) para lidar com as necessidades do dia-a-dia de um programa bem administrado. Há também marcas, especialmente marcas empresariais, que adotam uma abordagem “híbrida” na gestão de programas, supervisionando certos aspectos internamente enquanto se associam a uma agência para lidar com os aspectos do dia-a-dia.

O QUE É MARKETING AFILIADO E COMO ELE FUNCIONA

As seguintes situações se beneficiam da gestão interna do programa de afiliados:

Empresas que escolheram propositadamente operar uma pequena rede privada de marketing de afiliados com um número limitado de parceiros. Este tipo de programa de afiliados geralmente pode ser gerenciado por um gerente interno com pouca dificuldade. Empresas que não estão interessadas em expandir seu programa. A parceria com uma organização afiliada é um investimento; se uma empresa não estiver disposta a colocar dinheiro em seu programa, pode não valer a pena.

A gestão do programa de agências afiliadas é mais bem sucedida quando se trata:

Empresas que não possuem capital interno, experiência organizacional e de mercado, redes e relacionamentos de afiliados para administrar eficientemente seu programa de afiliados (normalmente em um caminho de desenvolvimento de mais de US$ 8 milhões em vendas on-line).

As seguintes situações se beneficiam do gerenciamento de programas híbridos de afiliados (interno + agência):

  • Marcas empresariais que precisam de uma grande equipe para gerenciar seu programa.
  • Marcas que procuram contratar uma agência para um projeto específico ou para ampliar estrategicamente seu alcance regional.

O marketing de afiliados é potencialmente um dos modelos de marketing mais poderosos e econômicos para gerar novas receitas, novos clientes, leads de alto valor e vendas incrementais, quando devidamente tratados com os parceiros certos. E é por isso que esse tipo de marketing é um componente chave das estratégias de marketing e aquisição das empresas mais bem sucedidas do mundo.

Muito obrigado por acompanhar nosso blog e se você gostou deste post, inscreva-se em nossa Newsletter abaixo para saber o que estamos descobrindo e criando. A Código Y é uma empresa de Marketing Digital que está sempre trabalhando em novas ideias e soluções para o mercado, conecte-se com a gente. Até a próxima!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique informado com notícias sobre Marketing Digital

Explore Mais:

Conheça Sua Participação de Mercado
Dicas

Conheça Sua Participação de Mercado

Para dar andamento ao seu planejamento de marketing digital e entender o que sua empresa realmente precisa é preciso ter uma visão geral e abrangente

Vamos Acelerar seu Negócio?

Entre em contato conosco

Gostando do conteúdo? 🚀

Inscreva-se em nossa Newsletter

e fique por dentro do que estamos descobrindo e criando